· Marcação a laser
O sistema de marcação a laser é o sistema de marcação mais comum para borracha. É composto por diversas técnicas, incluindo gravação a laser, gravação, ablação, formação de espuma, etc., que proporcionam diferentes tipos de marcação e deixam marcas permanentes.
Além da permanência, a legibilidade da marcação depende da técnica de marcação a laser na borracha. Por exemplo, os produtos de borracha gravados a laser são mais claros do que os produtos gravados a laser. Além disso, os produtos recozidos a laser apresentam coloração de maior contraste.
As máquinas de marcação a laser de borracha podem ser manuais e tradicionais que determinam a facilidade de operação, embora ambas possam carimbar produtos de borracha a laser. Além disso, o marcador a laser de borracha pode ser de diferentes tecnologias, sendo a máquina a laser de fibra e o sistema a laser de CO2 os mais comuns. Algumas empresas também podem usar lasers UV devido à baixa geração de calor.
– Fatores a serem considerados antes de usar um sistema laser para borracha
Agora que você entende como funcionam os diferentes sistemas de marcação a laser de borracha, é importante escolher o correto para evitar danos às peças. Considere os seguintes fatores antes de escolher uma máquina para estampar materiais de borracha a laser.
Comprimento de onda recomendado
Você deve observar o comprimento de onda dos marcadores a laser antes de fazer sua seleção. O comprimento de onda recomendado para marcação a laser em borracha é de 10,6 mícrons. Os componentes de borracha podem absorver luz neste comprimento de onda sem qualquer efeito negativo.
Saída de potência a laser
A potência do laser da máquina de gravação em borracha é outro fator que você deve considerar. Ao trabalhar com material de borracha, o gravador a laser ideal deve ter uma potência superior a 50 watts. Isso ocorre porque menos energia resulta em baixa produtividade. Geralmente, a maioria dos lasers de CO2 tem alta potência (50-150 watts). Esta propriedade os torna uma solução comum para todas as aplicações de gravação a laser em borracha.
Saída Externa
A presença de uma saída externa desempenha um papel significativo na eficiência e segurança, pois a borracha gera gases e partículas tóxicas. Como resultado, deverá ter uma saída aberta que promova a evacuação de gases e partículas liberadas durante o processo de marcação da borracha.
Assistência Aérea
Para a máquina de gravação a laser de borracha CO2, um auxílio de ar deve estar disponível e projetado no ponto focal. O jato de ar remove os gases e partículas que se acumulam na marcação das peças de borracha. Além disso, isto elimina riscos imprevistos durante a operação de gravação em borracha. É importante observar que outros marcadores a laser de borracha não requerem assistência aérea.